Google Play Store não funciona? Como solucionar!

Um dos maiores pesadelos que um usuário do sistema Android pode ter é receber a seguinte mensagem: “A Google Play Store parou de funcionar”. Quando essa frase aparece, significa que o acesso à loja oficial de apps do Google está inabilitado. Ou seja, nada mais de download dos mais de 1,6 milhão de aplicativos e jogos disponíveis na loja.

Embora essa frase tem causado pânico em muita gente, geralmente com alguns poucos comandos no aparelho é possível reverter isso e recuperar o acesso normal à Play Store.

Google Play não funciona? Veja como resolver o seu problema!

Neste artigo, vamos listar alguns dessas medidas que podem ajudar a solucionar esse problema que é tão temido entre os usuários Android.

ATENÇÃO: Antes de começar o guia confira que a sua conexão a internet do seu dispostivo esteja funcionando corretamente.

1. Limpeza do cache / dados

 Quase 90% dos casos de erro na loja oficial do Google estão relacionados a um cache cheio. Ao limpar a memória temporária e os dados armazenados pela Play Store, é possível que o problema se resolva.

Faça isso abrindo as configurações do Android e, em seguida, selecionando a opção “Aplicativos” ou “Gerenciador de aplicações”. Procure pela Google Play Store. Clique sobre a loja e então procure pelo botão Armazenamento, uma vez dentro toque em “Limpar cache”. Se não for o suficiente, clique também em “Limpar dados”.

2. Desinstalar atualizações

Existe a possibilidade de uma versão atualizada da Play Store estar causando algum tipo de conflito com o seu aparelho. É possível resolver isso apenas desinstalando a atualização. Faça indo através do seguinte caminho: Configurações → Gerenciador de Aplicativos → Todos → Google Play Store →  Clique nos três pontinhos no canto superior para abrir o menu e então selecione Desinstalar Atualizações.

3. Idem com Google Play Services

Se a Play Store ainda não estiver funcionando, talvez seja necessário fazer a mesma coisa com o Google Play Services. Localize o serviço pelo mesmo caminho anterior e, então, faça a limpeza do cache e dos dados. Em seguida, desinstale qualquer atualizações que estiver disponível.

4. Acertar data e hora

Você sabia que para acessar a Play Store, o Google utiliza a hora do aparelho? Se esse tipo de informação estiver errada, talvez seja uma boa opção corrigi-la, afinal a data e hora do dispositivo deve estar sempre correta para não causar nenhum tipo de inconveniente com o aplicativo. Arrume a data do seu celular em Configurações → Sistema: Data e hora → Definir data → Definir horário.

5. Ative o Gerenciador de Downloads

Pode ser que por algum motivo desconhecido o seu Gerenciador de Downloads esteja desativado, prejudicando a chegada de novos apps. Para conferir isso, você deve ir em  Configurações do seu Android Gerenciador de Aplicativos (clique nos três pontinhos no canto superior para abrir o menu e então selecione Todos  ou Mostrar aplicativos do Sistema)e então procurar por ‘Downloads’ ou ‘Gerenciador de Downloads’. Clique sobre ele e verifique se está ativado. Caso não esteja, clique em ‘Ativar‘.

6. Remover e reinserir a conta Google

Caso nenhuma das opções acima tenha funcionado, chegou a hora de tentar algumas soluções mais drásticas. A primeira delas é remover a sua conta Google do seu aparelho. Você pode fazer isso em Configurações → Personalização: Contas → Google. Então selecione a conta que você quer remover e clique nos três pontinhos no canto superior para abrir o menu e então selecione ‘Remover conta‘.

Com a conta removida, reinicie o seu aparelho. Por fim, reinsira a sua conta Google pelo mesmo caminho.

⭐️ Não sabe como criar a sua conta no Google veja como fazer clicando aqui!

7. Reset de fábrica

Se nem removendo a conta do Google a Play Store voltou a funcionar corretamente, restaurar a configuração original do seu smartphone pode ser a única saída. Mas, atenção, isso só deve ser feito em último caso. Por isso, leia todas as opções anteriores e tente novamente cada uma delas antes de fazer o reset de fábrica.

Tal cuidado deve ser tomado porque a redefinição do aparelho vai apagar todos os seus dados, como fotos, conversas do Whatsapp, contatos, apps baixados, enfim, exatamente tudo o que está no seu dispositivo. Por isso, é também aconselhado fazer um backup antes de tomar essa atitude.

Feito isso, redefina o seu smarphone através do seguinte caminho: Configurações → Fazer backup e redefinir → Configuração original → Redefinir telefone (este nome pode variar de acordo com o modelo do aparelho). Em seguida, o seu celular será reiniciado e resetado. Ao final do processo, mova novamente os arquivos do backup.

Lógico que é sempre preferível não chegar até esta última opção, mas caso não tenha jeito, o reset certamente vai fazer a Google Play Store voltar a rodar normalmente no seu aparelho. Leia com calma e vá tentando uma por uma até encontrar uma que resolva o seu problema.

Agora já sabe, se a sua Play Store parou de funcionar já conhece estas dicas para solucionar o seu problema! Ficou com alguma dúvida deixe o seu comentátio! ✏️

Deixe agora o seu comentário!